terça-feira, 23 de abril de 2013

O papel da comunicação na circulação das informações dentro das empresas

O processo da comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está relacionada com os meios utilizados, enquanto a eficácia está relacionada com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
O destinatário dá uma resposta ao emissor, indicando que compreendeu completamente a mensagem enviada.
Quando a comunicação interna é realizada de modo competente, garante boas relações entre os funcionários e integra-os no quotidiano de trabalho ao divulgar com transparência as decisões e objetivos da empresa.
 A comunicação assume cada vez mais importância global, estimulando o público interno da empresa a gerar e a passar informações para os diversos setores nela existentes e consequentemente aos clientes e à própria organização.
Foram criados vários instrumentos para favorecer a circulação das informações nas empresas, entre as ferramentas e modalidades que compõem a comunicação interna, podemos nomear as publicações impressas, o jornal mural e os vídeos institucionais.
Conclui-se que o cuidado, a qualidade, os meios utilizados para a comunicação interna tornam-se diferenciais no sucesso de uma organização, tendo em consideração uma concorrência mais ativa num universo cada vez mais globalizado.
Numa empresa não se pode esperar que o atendimento excelente ocorra naturalmente, porque na maioria dos casos é necessário treinar a equipa e mantê-la sempre motivada e envolvida. Para se atingir as metas de uma boa comunicação, deve-se escolher os meios de comunicação mais adequados aos objetivos da empresa.
Hoje a comunicação interna é vista como uma ferramenta estratégica, sinónimo de processo de comunicação baseada no planeamento estratégico da organização.
 
Fonte: A comunicação como diferencial para o atendimento nas organizações, http://www.eumed.net/rev/turydes/05/gss.htm, pesquisado em 10/1/2013

Ana Duarte

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