terça-feira, 23 de abril de 2013

Normalização

Normalização - é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do emprego destas Normas e Regras, visando contribuir para o desenvolvimento económico e social de uma Nação, estabelece soluções para problemas de caráter repetitivo existentes ou potenciais. É um ato de simplificação, como resultado do esforço consciente da sociedade. Isto implica não só uma redução de variedades, no momento presente, mas também, objetiva a prevenção da complexidade desnecessária no futuro. É uma atividade social e económica, devendo ser promovida através da cooperação mútua de todos os envolvidos.

Vantagens da normalização: aumentar a produtividade por meio da eliminação de desperdícios melhorando a qualidade do produto e proporcionar mais segurança e satisfação para o consumidor.
Tipos de normas:
- Norma internacional - Norma aprovada por uma organização internacional com atividades normativas de normalização e colocadas à disposição do público
Existem diversos organismos internacionais de normalização, em campos específicos, tais como:
ISO: International Organization for Standardization (a maioria dos setores),   
BIPM: Bureau international des poids et mesures (pesos e medidas)
- Norma nacional - Norma adotada por um organismo nacional de normalização e colocada à disposição do público. O IPQ – Instituto Português da Qualidade é o organismo nacional que gere e desenvolve o Sistema Português da Qualidade (SPQ) – enquadramento legal de adesão voluntária para os assuntos da qualidade.
- Norma regional - Norma regional é uma norma estabelecida por um organismo regional de normalização para aplicação num conjunto de países (uma região, como a Europa). O CEN – Comité Europeu de Normalização é o organismo regional de normalização para a maioria dos sectores.
Aplicação da normalização no trabalho administrativo.
  • Correspondência
  • Texto normalizado
  • Cartas tipo
  • Comunicações internas
  • Formulários
  • Minutas
  • Certificados
  • Requisições
  • Boletins
Formato de papel normalizado mais utilizado na Carta Comercial:
Formato normalizado: folha A4 (dimensões 210 mm x 297 mm)
Envelope/sobrescrito normalizado mais utilizado na correspondência comercial:
DL.
Outros formatos de envelopes:
C6  114 x 162
DL - invólucro de dimensão longa 110 x 220
CN - invólucro de cheque normalizado 110 x 220
DP - invólucro de dimensão postal 120 x 176
 
Geissamara Gomes

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