terça-feira, 23 de abril de 2013

Informação

O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo que tenha a ver com comunicação, no entanto, existem muitas e variadas definições de informação. Podemos dizer que a informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza… Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele.
Uma empresa é um sistema aberto suportado por uma rede de processos unidos, onde os canais de comunicação existentes dentro da empresa e entre esta e o seu meio abrangente são banhados por informação.
Por vários acontecimentos externos, as organizações enfrentam novas situações, resultado de mudanças nas envolventes do negócio e que constituem ameaças e oportunidades para as empresas, fazendo com que os empresários tomem decisões, sempre bem informados e com conhecimento do mundo onde vivem.
O aumento do comércio internacional, faz com que o mundo seja encarado como um só mercado, e as empresas têm de conviver com a competição internacional dentro dos seus mercados, mas ao mesmo tempo tentarem entrar nos mercados externos, aproveitando os novos negócios.
Ao atuar num mundo global, a empresa está em estado de “necessidade de informação” pelo que a informação constitui a base da organização e é um elemento necessário e essencial à sua existência. Os dirigentes que dispõem de informação de boa qualidade e quantidade, obtém vantagens competitivas mas a falta de informação dá aso a erros e à perda de oportunidades.
A informação tornou-se muito importante, tanto que Drucker diz que a base e a razão de um novo tipo de gestão estão na informação. A informação e o conhecimento são a chave da produtividade e da competitividade.
Todas as empresas deverão fazer uma reorganização organizacional à volta da informação. A gestão de tecnologias de informação deverá ser considerada como uma nova e importante vantagem competitiva.
 
Fonte: Ascenção Braga “A gestão da informação” in: http://www.ipv.pt/millenium/19_arq1.htm
 
Cristinana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário