terça-feira, 23 de abril de 2013

Comunicação

A comunicação pressupõe que algo passe do individual ao coletivo, embora não se gaste nesta noção, uma vez que é possível o ser humano comunicar com ele mesmo.
O conceito de comunicação aplica-se à troca de informações sob a forma de uma mensagem, contudo também se pode aplicar à troca de bens e serviços.
Um dos atos comunicativos é a partilha de experiências, sensações e emoções.
A comunicação é um processo, como tal é dinâmica e evolutiva. Para simplificar alguns teóricos criaram modelos onde se propõem representar os atos comunicativos que pressupõem a troca de mensagens informativas. Um modelo do processo de comunicação: mostra o emissor a enviar uma mensagem a um recetor que possa não apenas percecionar mas também adquirir a mensagem. Isto conjetura que o recetor possua não apenas capacidades que lhe permitam percecionar a mensagem, mas também que partilhe um código com o emissor, de forma a compreendê-la.
O ato comunicativo exposto acontece no âmbito de um determinado contexto e recebe uma reação do recetor podendo ser positiva ou não.
A comunicação como uma troca de mensagens e experiências com o significado de que a pessoa adquira consciência de si e dos outros e que interiorize os comportamentos, os valores, as normas, os conhecimentos e os significados na sociedade e na cultura em que se insere.
A comunicação é essencial para a socialização, para a formação-educação e para a aculturação.
Existem vários tipos de comunicação:

  • A comunicação coletiva e social que se designa como um conjunto numeroso e heterogéneo de pessoas;
  • A comunicação interpessoal que diz respeito a uma comunicação direta entre pessoas;
  • A comunicação intragrupal e intergrupal que é utilizada em organizações, sendo composta por grupos;
  • Comunicação não-verbal é uma forma de comunicar sem usar a palavra (por exemplo, a comunicação gestual), etc.
Concluindo a comunicação compreende um conjunto infinito de modalidades através das quais partilhamos e trocamos informações, experiências, conhecimento, ideias, valores, bens, serviços, sensações, etc.
 

Fonte: comunicação. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-12-25]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$comunicacao>.

Verónica Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário