quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"O que está a mudar no papel de Secretária Executiva"

Falar de secretária executiva, assistente administrativa, assistente executiva, profissional administrativa, administradora de escritório, coordenadora de negócio ou gestora de informação é a mesma coisa.
A secretária atendia telefonemas, redigia cartas no computador, geria a agenda e organizava eventos. Hoje em dia tem que fazer tudo isso e mais, como planear reuniões, cuidar do escritório, tratar de compras, dar formação a outros colaboradores, entre outras tarefas.
Para Nuno Fradique Vieira, diretor de IT da SonaeCom, uma secretária de direção moderna tem que entender o negócio e ter um papel ativo em qualquer tipo de atividade da empresa. Nuno Vieira ainda referiu que antigamente a secretária era uma simples “executora de ordens”. Hoje em dia, sabe-se que não é assim.
Para Sónia Nunes, da Dynargie Portugal, uma secretária eficaz deve ser proativa, acreditar que há formas mais eficazes de trabalhar, com uma postura assertiva e confiante. Deve saber gerir situações de conflito e comunicar da melhor maneira possível com interlocutores de perfis distintos. A secretária deve também ter uma boa imagem.

Fonte: “As Novas Secretárias”, Maria João Alexandre, ExecutiveDigest, outubro de 2003

Cristiana Silva
 

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