quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

“Secretariado: a evolução profissional”

A profissão de Secretário(a) teve origem na Era Egípcia, com os escribas, que era alguém que tinha diversas funções.
A profissão que, até às Guerras Mundiais, era só exercida pelos homens, passou a ser exercida pelas mulheres, ficando assim uma profissão feminina.
A Secretária tinha um papel passivo, em que se limitava a realizar as tarefas que lhe eram mandadas fazer pela chefia. Tinha um papel de rececionista, datilografava os textos realizados pelos chefes. Não podia expressar-se nem ter iniciativa.
Contudo, o(a) Secretário(a) tenta quebrar esse tal preconceito e é hoje um(a) profissional que tem de ter mais conhecimentos, iniciativa, ser negociador, ter diversas qualidades e dominar várias competências.
Hoje em dia, um(a) Secretário a) é visto de outra forma, tem de possuir diversas competências, tais como, dominar línguas.
Um profissional de Secretariado já não é visto como uma profissão exercida só pelos homens, mas sim por ambos.

In: http://pt.scribd.com/doc/58457840/11/Secretariado-a-evolucao-profissional

Débora Pinto, nº14

Sem comentários:

Enviar um comentário